Image
Grupo de Estudos
Image
2 dias
Image
15 horas
Image
R$410,00

Curso: Tratamento dos Transtornos Sexuais – Terapia Cognitiva Sexual na prática clínica

As terapias cognitivo comportamentais (TCCs) vem experimentando intenso crescimento e nas últimas décadas, colecionando evidências de eficácia em diferentes transtornos e condições clínicas e aprimorando seus métodos a partir dos resultados empíricos. O respaldo empírico das teorias e técnicas cognitivo comportamentais tem feito com que profissionais de saúde e terapeutas de todas as abordagens tenham cada  vez mais interesse em conhecer e se aprofundar nas TCCs. 

Entretanto, ao contrário do que aconteceu com as TCCs, as terapias da sexualidade não tem conseguido transpor os conhecimentos mais recentes produzidos pela ciência para a prática clínica na mesma intensidade. Assim, a maior parte dos pressupostos teóricos e métodos terapêuticos utilizados para o tratamento psicoterápico das disfunções sexuais se baseia nos princípios propostos pelos pioneiros da Terapia Sexual, nos anos 1960. Mais uma vez em função do contexto histórico em que estavam inseridos, estes primeiros teóricos pensaram em técnicas terapêuticas derivadas das teorias comportamentalistas, de comprovada eficácia à época. 

Felizmente, muito foi descoberto no campo da sexualidade desde então. Os estudos recentes apontam para a importância do processamento do estímulo sexual, da maneira como o indivíduo interpreta as situações sexuais, do vínculo entre os parceiros e das emoções despertadas durante o ato na qualidade da experiência sexual. Diversos modelos de entendimento destes fenômenos com um enfoques cognitivistas e contextuais vem sendo propostos e testados, com resultados animadores já descritos na literatura científica há algumas décadas. Na prática da psicoterapia da sexualidade, contudo, tal conhecimento ainda é escasso, contribuindo para a baixa eficácia das psicoterapias e para uma maior procura por alternativas farmacológicas. 

Esta disciplina visa preencher esta lacuna, apresentando a Terapia Cognitiva Sexual que desponta como uma psicoterapia de orientação cognitivo comportamental, especificamente voltada para o tratamento das disfunções sexuais e o incremento da satisfação sexual dos casais.

Familiarizar terapeutas e demais profissionais de saúde com os pressupostos teóricos e estratégias de intervenções clínicas utilizadas pela Terapia Cognitiva Sexual no tratamento dos transtornos sexuais. Fornecer ferramentas para identificar, conceitualizar e intervir terapeuticamente nas queixas sexuais. 

Através do estudo crítico da história da sexualidade diferenciar a Terapia Sexual, proposta na década de 60 por Masters e Jonhson, da Terapia Cognitiva Sexual que utiliza os modernos e atuais recursos da Terapia Cognitiva de Aaron Beck.

Ser capaz de fazer avaliações e conceitualizações de casos clínicos baseados nos pressupostos teóricos da Terapia Cognitiva Sexual, fundamentando na investigação da história dos pacientes e nas crenças dos mesmos sobre a sexualidade.

Identificar mitos, crenças, valores morais e religiosos que permeiam os transtornos sexuais na atualidade.

Listar as principais especificidades para atuação dos profissionais que trabalham com Terapia Cognitiva Sexual.

Saber utilizar as principais estratégias de intervenções cognitivas para o tratamento dos transtornos sexuais, tais como a psicoeducacão, a reestruturação cognitiva, o trabalho com os pensamentos automáticos e a análise crítica dos mitos e crenças da sexualidade em nossa sociedade.

Aplicar o treino de assertividade sexual com o objetivo de melhorar a comunicação e a vida sexual do casal.

Identificar as principais disfunções sexuais masculinas descritas no DSM V.

Identificar as principais disfunções sexuais femininas descritas no DSM V.

Definir as habilidades terapêuticas necessárias para utilizar a Terapia Cognitiva Sexual.

Apontar as principais emoções presentes na queixa sexual e constatar a presença do ciclo sexual da falha presente nos transtornos sexuais.

Situar as principais questões contemporâneas na queixa sexual do casal e o uso das novas tecnologias como instrumento de apoio no tratamento dos transtornos sexuais.

Estudantes e profissionais de psicologia e demais áreas relacionadas às ciências da saúde e educação, que desejam aprimorar o entendimento e a abordagem das questões relacionadas à sexualidade em sua prática profissional.

Dia: 22 e 23 de setembro de 2018 (sábado e domingo)

Horário: sábado de 9h as 18h (almoço de 13h às 14h) e domingo de

8:30h as 14:30h

R$410,00.

15 horas, distribuídas no Sábado e no Domingo.

Antonio Carvalho

Antonio Carvalho é Psicólogo graduado pela Universidade Gama Filho (1992), Pós-graduado em Magistério Superior e Psicólogo Cognitivo certificado pela FBTC, desde 1997 é sócio fundador do Centro Masculin, clínica médica-psicológica especializada no tratamento de queixas sexuais do homem. Tem vasta experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos sexuais, terapia de casal, transtornos obsessivos, pânico e depressão. Atua como Psicólogo Cognitivo Comportamental em consultório particular há mais de 25 anos. Ministra palestras e aulas abordando assuntos relacionados à Sexualidade e Terapia Cognitiva em cursos de formação em TCC e Pós Graduações, além de oferecer supervisão clínica em seu consultório particular. É sócio fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro e faz parte da atual diretoria. Durante 10 anos, deu aula de Sexualidade Humana na Pós Graduação em Psicoterapia Cognitiva Comportamental da Universidade Estácio de Sá, escreveu artigos e publicou capítulos de livros associando a Terapia Cognitiva à Terapia Sexual. É o autor do livro Terapia Cognitiva Sexual – uma proposta integrativa da psicoterapia da sexualidade e coordenador do grupo de estudos Dinâmicas em Sexualidade.

Quer saber mais?

Gostou do Neisme?
Compartilhe com seus amigos! Eles vão gostar também!